Basicamente, a mudança de plano quando a aplicada ao estudo do plano, temos por objetivo transformar um plano em outro.
Assim:
a) Se o plano for dado por duas retas.
Para submeter um plano a uma mudança de plano, seja ela vertical ou horizontal, submetem-se a essa mudança os elementos que compõe o plano, ou seja, uma reta do plano (frontal ou horizontal) e um ponto do plano que não pertença a esta reta.
I - MPV
II - MPH
b) Se o plano for dado por seus traços.
Neste caso, ao invés de usar uma reta do plano para auxiliar, usa-se, um ponto do plano.
I - MPV
Na MPV, faz-se a nova linha de terra passando pela projeção horizontal do ponto auxiliar, na sequência, transporta-se a cota deste ponto (lembrando-se que é perpendicular a nova linha de terra), lança-se o novo traço vertical passando pela nova projeção vertical do ponto auxiliar até a intersecção da nova linha de terra com o traço horizontal do plano dado.
II - MPH
Analogamente a MPV, na MPH faz-se a nova linha de terra passando, agora, pela projeção horizontal do ponto auxiliar, transporta-se então o afastamento do ponto para a nova linha de terra (perpendicular a esta) então faz-se o novo traço horizontal do plano passando pela nova projeção horizontal do ponto até a intersecção da nova linha de terra com o traço vertical do plano dado.
Principais aplicações
TORNAR UM PLANO NÃO PROJETANTE EM UM PLANO DE TOPO
Primeiramente, temos que ter em mente a propriedade característica do plano de topo, sabendo disso, realiza-se então uma MPV, de modo que a nova linha de terra seja perpendicular ao traço horizontal do plano dado.
TORNAR UM PLANO NÃO PROJETANTE EM UM PLANO VERTICAL
Novamente, temos que inicialmente lembrar-nos das propriedades características do plano vertical, munido desse conhecimento, realiza-se então uma MPH, fazendo a nova linha de terra perpendicular ao traço vertical do plano dado e passando pela projeção vertical do ponto auxiliar.
TORNAR UM PLANO NÃO PROJETANTE EM UM PLANO HORIZONTAL
Neste caso, não conseguimos a solução realizando apenas uma mudança de plano. Assim, faz-se necessário aplicarmos duas mudanças de planos: A primeira uma MPV de modo a tornar o plano dado em um plano de topo e a segunda uma MPH, para então transformar o plano de topo em um plano horizontal.
Observe que, na MPH a nova linha de terra é paralela ao novo traço vertical do plano.
TORNAR UM PLANO NÃO PROJETANTE EM UM PLANO FRONTAL
Neste caso, novamente aplicaremos uma dupla mudança de planos, primeiramente uma MPH de modo a tornar o plano dado em um plano vertical, e na sequência uma MPV tornando assim o plano vertical em um plano frontal.
Veja que, na MPV a nova linha de terra é paralela ao novo traço horizontal do plano.
Acesse o Canal DeniezioGomezII no Youtube para mais videoaulas.
Para fazer o Download da nossa apostila: >>> CLIQUE AQUI <<<
0 comentários:
Postar um comentário