No mundo acadêmico, acabamos por sofrer muito por causa dos trabalhos científicos. Isso se dá pelo fato das inúmeras regras que temos que seguir para não cometer erros bobos, ou ser acusados de crimes como cópia ou plágio, cabe salientar que são crimes graves.
Todos nós em um momento da graduação acabamos por conhecer as Normas da ABNT, normas estas que devem ser seguidas com rigor na execução de qualquer trabalho acadêmico, porém, o que pouca gente sabe é que para se ter acesso as normas atualizadas temos que desembolsar uma certa quantia, mas, você me fala: Mas, na internet tem essas normas. Sim, temos, porém acredite se quiser, ao utilizar estas normas baixadas da internet estamos a usar uma copia não autorizada, sim, estamos usando de pirataria. No entanto, é um costume tão comum que acaba por passar despercebido diante de tudo.
Neste contexto, dentre muitas regras a serem seguidas, uma é a campeã de dúvidas: as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Tendo em vista a grande quantidade de regras impostas apenas para se referenciar uma obra utilizada em seu trabalho.
Pensando nisso a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC disponibiliza uma ferramenta automática para a geração de referências bibliográficas denominada MORE, que é uma mão na roda para aqueles que ainda tem dúvidas de como proceder diante da realização de uma referência.
- Para usar esta ferramenta é bastante simples, primeiro você acessa o site oficial do MORE.
Fonte: http://novo.more.ufsc.br; adaptado. |
- Depois basta clicar em criar referência escolher a origem de sua referência.
Fonte: http://novo.more.ufsc.br; adaptado. |
Para nosso exemplo irei referenciar um livro do autor Lélis Espartel.
- Na sequência basta preencher os dados que se pedem.
Fonte: http://novo.more.ufsc.br; adaptado. |
- Por fim clica-se em gerar referência e citação.
Fonte: http://novo.more.ufsc.br; adaptado. |
E o sistema além de gerar sua referência, também gera os modelos corretos de citação do autor dentro do texto. Simples e fácil.
E aí gostou da dica?
0 comentários:
Postar um comentário