São as retas do plano que são paralelas a qualquer um dos traços do planos.
- Horizontais: são as retas do plano paralelas ao Traço Horizontal do Plano.
- Frontais: são as retas do plano paralelas ao Traço Vertical do Plano.
Propriedades:
O traço horizontal do plano é a sua horizontal de cota nula;
O traço vertical do plano é a sua frontal de afastamento nulo;
Em um Plano paralelo a Linha de Terra (ππ') ou que contenha a Linha de Terra (ππ');
- Todas as Horizontais são Frontais e vice-versa, ou seja, são Fronto-Horizontais.
A Horizontal de um plano nos dar a direção do Traço Horizontal do Plano: Pois, o mesmo, em Épura, será paralelo a Projeção Horizontal da Reta;
A frontal de um plano dá a direção do seu traço vertical do plano: Pois, o mesmo, em Épura, será paralelo a Projeção Vertical da Reta.
Determinação das principais do plano
1. Horizontais
1. Horizontais
- Tem que pertencer ao Plano;
- Tem que possuir as propriedades características das Retas Horizontais.
a) Se o Plano for dado por duas retas.
Basta encontrar uma Reta Horizontal que pertença ao Plano, ou seja, uma reta, que interseccione as duas retas dadas em pontos distintos e que possua a propriedade característica das retas horizontais que é: Projeção Vertical paralela à Linha de Terra (ππ') e Projeção Horizontal obliqua a Linha de Terra (ππ').
b) Se o Plano for dado por seus traços.
Basta fazer uma Reta Horizontal pertencente ao Plano. Primeiro determina-se a sua Projeção Horizontal, paralela ao Traço Horizontal do Plano, depois prolonga-se esta projeção até a Linha de Terra (ππ'), determinando a Projeção Horizontal V do Traço Vertical da Reta, tira-se uma linha de chamada por V, perpendicular à Linha de Terra (ππ'), até o Traço Vertical do Plano, onde se encontra a Projeção Vertical V’ do Traço Vertical da reta, pois o Traço Vertical de um Plano, sempre, passa pelo Traço Vertical de uma reta do Plano. Por fim, paralelamente à Linha de Terra (ππ') e passando por V’ faz-se a Projeção Vertical da Reta Horizontal.
2. Frontais
- Tem pertencer ao Plano;
- Tem que possuir as propriedades características das Retas Frontais.
a) Se o Plano for dado por duas retas.
Basta encontrar uma Reta Frontal que pertença ao Plano, ou seja, uma reta, que interseccione as duas retas dadas em pontos distintos e que possua a propriedade característica das retas Frontais que é: Projeção Horizontal paralela à Linha de Terra (ππ') e Projeção Vertical obliqua a Linha de Terra (ππ').
b) Se o Plano for dado por seus traços.
Basta fazer uma Reta Frontal pertencente ao Plano. Primeiro determina-se a sua Projeção Vertical, paralela ao Traço Horizontal do Plano, depois prolonga-se esta projeção até a Linha de Terra (ππ'), determinando a Projeção Vertical H’ do Traço Horizontal da Reta, tira-se uma linha de chamada por H’, perpendicular à Linha de Terra (ππ'), até o Traço Horizontal do Plano, onde se encontra a Projeção Vertical Horizontal H do Traço Horizontal da reta, pois o Traço Horizontal de um Plano, sempre, passa pelo Traço Horizontal de uma reta do Plano. Por fim, paralelamente à Linha de Terra (ππ') e passando por H faz-se a Projeção Horizontal da Reta Frontal.
OBS: A utilização dos principais de um plano só será vantajosa (como retas auxiliares) se o plano dado não for // ππ’ ou contiver ππ’.
Acesse o Canal DeniezioGomezII no Youtube para mais videoaulas.
0 comentários:
Postar um comentário