domingo, 8 de outubro de 2023

Topografia - Introdução

1 INTRODUÇÃO

A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta, a curvatura resultante da esfericidade terrestre (Espartel, 1980).

1.1 Topometria

conjunto dos métodos utilizados para coletar os dados necessários para a elaboração de uma planta ou mapa topográfico.

1.1.1 Planimetria

É a representação em projeção horizontal dos detalhes existentes na superfície, enfocando principalmente a disposição e posição relativa dos elementos sem considerar as variações de elevação ou altitude. Em outras palavras, a planimetria se concentra na representação bidimensional de características da superfície terrestre, como estradas, rios, edifícios e outros objetos, sem levar em conta a variação de altitude.

1.1.2 Altimetria

É o ramo da topografia que se dedica a determinar as cotas ou as distâncias verticais de um certo número de pontos em relação ao plano horizontal de projeção. Ela se concentra em medir e representar as variações de elevação ou altitude da superfície da Terra, permitindo a criação de modelos tridimensionais do terreno e a representação precisa das diferenças de altura entre pontos específicos. A altimetria é essencial em projetos que envolvem a construção de estradas, ferrovias, represas, barragens e outros empreendimentos que requerem informações detalhadas sobre o relevo do terreno.

1.1.3 Levantamento topográfico

O levantamento topográfico envolve a realização de todas as operações e medidas necessárias para determinar a posição relativa dos pontos que compõem uma parte específica da superfície terrestre (Espartel, 1980). Esse processo inclui a coleta precisa de informações sobre a localização tridimensional de pontos geográficos, ajudando a criar representações detalhadas do terreno, mapas e modelos que são essenciais para uma variedade de aplicações, como engenharia civil, planejamento urbano, agricultura e muito mais. É uma etapa fundamental na obtenção de dados topográficos confiáveis e na compreensão da geografia de uma determinada área.

Um levantamento topográfico pode ser classificado em diferentes tipos com base em sua finalidade e nos métodos específicos de execução.

  • EXPEDITO: Levantamentos rápidos, também chamados de levantamentos de reconhecimento, são realizados com ênfase na rapidez e não na precisão. Eles visam obter informações preliminares sobre uma região e são frequentemente usados como etapa inicial antes de levantamentos topográficos mais precisos. São úteis para o reconhecimento de áreas e ajudam no planejamento de levantamentos futuros, embora tenham uma precisão limitada em comparação com levantamentos mais detalhados.
  • REGULAR: Têm como principal objetivo representar com fidelidade uma área de superfície e seus detalhes em um mapa topográfico. São comuns e realizados rotineiramente para diversas finalidades, como registro de imóveis, divisão de terrenos, planejamento urbano e obras civis. Esses levantamentos são caracterizados pela busca de alta precisão e envolvem o uso de instrumentação especializada. A precisão é fundamental para garantir que os mapas resultantes sejam confiáveis e úteis para aplicações específicas.
  • DE PRECISÃO: Levantamentos topográficos de precisão são realizados para obter coordenadas extremamente precisas de pontos na superfície da Terra. Eles são necessários em situações em que a precisão é crítica, como em projetos geodésicos abrangendo vastas regiões. Esses levantamentos envolvem cálculos e ajustes complexos para minimizar erros e garantir a confiabilidade das coordenadas dos pontos levantados.

1.1.3.1 Levantamento planimétrico

Um levantamento topográfico planimétrico envolve a determinação dos limites e confrontações de uma propriedade, incluindo a medição dos perímetros da propriedade. Isso também pode incluir a medição do alinhamento da propriedade em relação a uma via pública ou logradouro, bem como sua orientação e conexão com pontos de referência no terreno, como marcos cadastrais ou pontos notáveis nas proximidades (ABNT, 1994). Esse tipo de levantamento é fundamental para estabelecer com precisão os limites e as características de uma propriedade e é frequentemente necessário para fins legais, como a demarcação de terras, a divisão de propriedades ou a atualização de registros cadastrais.

1.1.3.2 Levantamento altimétrico

Um levantamento topográfico altimétrico envolve a determinação das diferenças de elevação ou altitude em uma determinada área. Essas diferenças de nível podem ser medidas diretamente com o uso de instrumentos de medição chamados níveis, ou indiretamente usando métodos trigonométricos ou barométricos (Comastri e Tuler, 1987). O levantamento altimétrico é essencial para criar representações tridimensionais precisas do terreno e é usado em várias aplicações, como o projeto e construção de infraestrutura, estudos hidrológicos, cartografia e muito mais.

1.1.3.3 Levantamento planialtimétrico

Um levantamento topográfico planialtimétrico é uma combinação de levantamento planimétrico e altimétrico, que envolve a determinação tanto das posições horizontais quanto das elevações de pontos na superfície terrestre. Esse tipo de levantamento abrange a representação precisa do relevo do terreno, da drenagem natural e de outros detalhes especificados de acordo com a finalidade do levantamento. Um levantamento topográfico planialtimétrico é fundamental para diversos tipos de projetos, como planejamento urbano, projetos de estradas e ferrovias, gestão de recursos naturais, estudos ambientais e muito mais, pois fornece uma representação completa e detalhada do terreno e das características geográficas da área em questão.

1.2 Topologia

A topologia, na contextura do estudo da topografia, corresponde à parte descritiva ou anatômica e tem por objeto o estudo das formas exteriores da superfície da Terra e das leis que regem o seu modelado. Em outras palavras, a topologia se concentra na análise das características físicas e da morfologia da superfície terrestre, investigando como as formas geográficas se desenvolvem e se relacionam umas com as outras ao longo do tempo. Isso envolve a compreensão das leis naturais que influenciam a configuração da superfície terrestre, como a erosão, sedimentação, movimento tectônico e outros processos geológicos. A topologia é fundamental para a compreensão da evolução da paisagem e para o planejamento de projetos que envolvem o uso da terra e a gestão de recursos naturais.

REFERÊNCIAS

ABNT. NBR 13133: Execução de levantamento topográfico. Rio de Janeiro, 1994.
COMASTRI, J. A.; TULER, J. C. Topografia: altimetria. 2º Ed. Viçosa: UFV, 1987.
ESPARTEL, L. Curso de Topografia. Rio Grande do Sul: Ed. Globo, 1980.

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

SOCIAL





InstagramFacebookTwitterLattesOrcid

ANÚNCIO

Seguidores

Recomendado

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.