Pois bem, dia 25/08/2015 passei por alguns procedimentos cirúrgicos, todos eles no nariz, foram eles uma septoplastia, uma turbinectomia, uma sinusectomia e outros dois que não lembro mais no nome. E vou agora relatar, sobre essa experiência.
Estava eu tranquilão na minha residência, curtindo as férias da UFPI (ainda hoje data da postagem, estou tipo que curtindo, pois entrou de greve e o período nem começou), quando então por incentivo de meu pai e da mãe de minha namorada, devido ao fato que eu era uma pessoa que espirrava bastante, tipo, quando espirrava podia esperar o combo de 10 ou mais espirros em sequência e isso era uma média de muitos espirros por dia, me consultei com um Otorrinolaringologista, de uma clínica bem famosa aqui em Teresina-PI, o médico ao qual me consultei era o dono da clinica cujo tem o seu nome, mas, bem, continuando, então expliquei para ele que eu sentia algo na narina esquerda e se tocasse por fora eu começava a espirrar, e era complicado para dormir pois o nariz passava o dia entupido só que a noite piorava, e quando acordava era outra complicação pois era muito espirro para pouca vontade de levantar e que eu praticamente respirava devido ao uso continuo de um vasoconstritor famoso no mercado, mas, não, eu não era viciado nele, devido as informações que se encontram na internet eu usava apenas na hora de dormir e na hora que acordava, salvo raras exceções durante o dia, quando já estava insuportável ficar com o nariz entupido, escorrendo e eu no "funga-funga".
Aqui era meu companheiro diário, usava como eu disse, sempre tinha um no bolso. |
Ao analisar meu nariz em menos de trinta segundo ele viu e já falou: "Vish rapaz", você tem um desvio de septo enorme aqui para a esquerda, só vai com cirurgia, isso era para ter sido descoberto quando criança que esse desvio aqui é de nascença. E então perguntou se já podia marcar, eu então pensei: caralho!! passei a vida toda sofrendo com isso e aos 27 anos o que eu achava que era apenas uma sinusite ou uma rinite era um desvio de septo. E respondi que sim.
Então ele passou os exames de rotina pré-cirúrgica, uma tomografia facial e alguns exames de sangue, o exame de sangue tudo ok, exceto por dar resquícios de ameba, a tomografia também tudo ok, só que nela dava para ver a gravidade da parada do septo, eu praticamente respirava por um lado e ainda era ruim, também foi passado o pior deles, a endoscopia nasal, rapaz, aquilo é ruim demais, logo porque, mal ele colocou no meu nariz e eu já comecei a querer espirrar, mas, o resultado foi rápido e além, do desvio de septo, também deu sinusite, rinite, hipertrofia dos cornetos (por isso eu quase não respirava pelo nariz, ele era quase todo tapado) e outras coisas, resumindo só na mesa de cirurgia para "acabar" com isso.
A cirurgia ficou marcada para o dia 25/08/15 às 7:00 da manhã, todas as recomendações foram-me dadas, tipo, ficar em jejum depois das 22 horas do dia anterior, nem água era para beber e assim foi feito.
Tive que chegar na clínica as 5:30 hrs da manhã, umas 6:00 hrs me levaram para o apartamento junto da acompanhante (meu amor) e, umas meia hora, antes de me levarem para a sala de cirurgia me deram um comprimido para me deixar mais leve, ainda me pergunto que droga, literalmente falando, era aquela, pois, enquanto estava deitado de boa, mas, quando levantei para ir para a sala de cirurgia o mundo girou, ps: fui de pé mesmo, mas, a enfermeira perguntou se precisava de cadeira de rodas, mas, eu como um macho, bom representante da espécie, alto, forte, bonito e viril não iria de cadeiras de rodas sendo empurrado para lugar nenhum,... kkk zoeira, pensei que daria de ir de pés e deu, mas, foi difícil.
Na sala de cirurgia só lembro de mandarem eu deitar e pronto, só lembro eu acordando, já no apartamento, desesperado com dor no rosto, no nariz, no céu da boca e sangrando muito pela boca. Pois bem, eu tinha pesquisado a respeito, mas, eu não imaginava que era horrível a pós-cirurgia desse tipo de intervenção. Depois da "ceninha", para não dizer escândalo, que fiz no ato desespero e dor, fui sedado e já acordei de boas, fiquei no hospital em observação e no dia seguinte fui liberado, com uma lista enorme de remédios para comprar e coisas para fazer.
Aqui foi depois que acordei, já sedado e calmo. |
A primeira semana do pós-operatório da cirurgia de septoplastia, faz você se arrepender de todos os seus pecados, pois não há remédio para dor que faça o nariz, a face, o céu da boca e, os quatro dentes superiores da frente (em mim doeu) parar de doer, mesmo tendo sido aplicado uma injeção contra dor indicada na receita do médico, doía demais. Fora que o nariz era 98% do dia entupido e o incomodo dos splints nasais (duas plaquinhas de silicone, que seguram o septo no lugar pós cirurgia) dentro do nariz era agoniante, junto ao fato de ter que ficar deitado o tempo todo, numa posição não muito boa entre 30° e 40° a coluna e as costas ficaram em estrago e isso tudo aliado a, de que só podia me alimentar de coisas liquidas e pastosas geladas ou frias. Depois da primeira semana você pode se converter na Igreja Universal do Reino de Deus e escrever um livro sobre tudo de obscuro que você fez na vida até então, vide aquela vice miss bumbum lá, eu mesmo em breve escreverei um livro de como eu matava passarinhos e calangos com baladeira e formigas com uma lâmpada incandescente com água dentro fazendo o efeito lupa.
Com sete dias da cirurgia, retornei ao consultório para conversar com o médico e finalmente retirar os splints nasais, eu queria ter filmado, mas, meu pai (que tinha ido comigo) arregou e não entrou no consultório quando eu disse o que iria ser feito, mas, quem quiser visualizar como é feita a retirada basta uma rápida pesquisada no YouTube, a retirada do splint da narina direita foi extremamente sossegada, só saiu meio que misturado com sangue e secreção, mas, dor não teve, enquanto que a do lado esquerdo, do septo desviado, eu pensei que ele tinha desfeito a cirurgia ali mesmo, pois foi uma das piores dores que senti na vida, a vista escureceu e fiquei tonto de tanta dor e o mais interessante foi que saiu simplesmente limpo esse splint.
Depois de umas meia hora da retirada dos splints a dor passou e foi aí que comecei a perceber que, o céu da boca também tinha parado de doer, a dor nos dentes também estava parando e meu nariz estava totalmente desentupido, coisa essa que só conseguia através do amigo de sempre vasoconstritor, aí então você começa a perceber os efeitos da cirurgia, que vão melhorando dia após dia.
Então uns 15 dias após a cirurgia, eu aqui "like a boss" em casa, começo a sentir um cheiro estranho e percebo que era de dentro do nariz ao lavar com soro fisiológico em jato spray (que foi recomendado pelo médico, lavar 3 vezes por dia, mas, eu lavava umas 6 ou 7.) o cheiro ruim só aumentava até que uns 3 ou 4 dias depois, numa tarde após eu banhar senti o incomodo, coloquei o soro e dei uma leve assoada no nariz e o olha o que saiu, da minha narina direita:
Da mesma forma mais ou menos 10 dias depois, saiu outro "Alien" da narina direita e depois de um tempo, outro.
A narina direita podia-se dizer que não tinha mais "Aliens" e enquanto isso todo dia eu acordava com a narina esquerda entupida pelo o acumulo de "meleca", dela ainda não tinha saído nenhum Alien, mas, eu continuava sentindo o mal cheiro, assim, próximo de um mês da cirurgia, o maior Alien de todos que tinham saiu pela narina esquerda.
Depois que sai esse último tecido de cicatrização, Alien ou meleca se preferirem, meu nariz agora está simplesmente um espetáculo, fico abobado aqui, tampando uma narina para respirar só pela outra para testar e fico muito feliz com o resultado até aqui, pois, nunca na vida tive essa sensação de realmente estar respirando normal. Até o momento da postagem, nunca mais espirrei, por dois momentos até quase espirrei, mas, quando senti a vontade logo coloquei o soro e logo passou.
O arrependimento da primeira semana também passou, pois, nem faz tanto tempo a cirurgia, mas, a melhora é incrível, nunca mais espirrei como já disse, como também nunca mais ouve necessidade de usar o vasoconstritor, pois meu nariz nunca mais entupiu e essa semana retornarei ao consultório médico. Só sei que já irei perguntar se posso voltar a praticar minhas atividades físicas, quero ver como vai estar meu gás agora respirando normal.
Assim finalizo essa postagem que retrata minha experiência com a Septoplastia. E aí gostou, foi esclarecedor, então não deixe de seguir o Deniezio Gomes e até a próxima postagem.
Atualização 09/09/2016.
Splints Nasais |
Depois de umas meia hora da retirada dos splints a dor passou e foi aí que comecei a perceber que, o céu da boca também tinha parado de doer, a dor nos dentes também estava parando e meu nariz estava totalmente desentupido, coisa essa que só conseguia através do amigo de sempre vasoconstritor, aí então você começa a perceber os efeitos da cirurgia, que vão melhorando dia após dia.
Então uns 15 dias após a cirurgia, eu aqui "like a boss" em casa, começo a sentir um cheiro estranho e percebo que era de dentro do nariz ao lavar com soro fisiológico em jato spray (que foi recomendado pelo médico, lavar 3 vezes por dia, mas, eu lavava umas 6 ou 7.) o cheiro ruim só aumentava até que uns 3 ou 4 dias depois, numa tarde após eu banhar senti o incomodo, coloquei o soro e dei uma leve assoada no nariz e o olha o que saiu, da minha narina direita:
Como vi em um outro blog, o primeiro Alien saiu do meu nariz. |
Da mesma forma mais ou menos 10 dias depois, saiu outro "Alien" da narina direita e depois de um tempo, outro.
Outros dois Aliens que saíram da narina direita. |
A narina direita podia-se dizer que não tinha mais "Aliens" e enquanto isso todo dia eu acordava com a narina esquerda entupida pelo o acumulo de "meleca", dela ainda não tinha saído nenhum Alien, mas, eu continuava sentindo o mal cheiro, assim, próximo de um mês da cirurgia, o maior Alien de todos que tinham saiu pela narina esquerda.
O pai dos Aliens |
Depois que sai esse último tecido de cicatrização, Alien ou meleca se preferirem, meu nariz agora está simplesmente um espetáculo, fico abobado aqui, tampando uma narina para respirar só pela outra para testar e fico muito feliz com o resultado até aqui, pois, nunca na vida tive essa sensação de realmente estar respirando normal. Até o momento da postagem, nunca mais espirrei, por dois momentos até quase espirrei, mas, quando senti a vontade logo coloquei o soro e logo passou.
O arrependimento da primeira semana também passou, pois, nem faz tanto tempo a cirurgia, mas, a melhora é incrível, nunca mais espirrei como já disse, como também nunca mais ouve necessidade de usar o vasoconstritor, pois meu nariz nunca mais entupiu e essa semana retornarei ao consultório médico. Só sei que já irei perguntar se posso voltar a praticar minhas atividades físicas, quero ver como vai estar meu gás agora respirando normal.
Assim finalizo essa postagem que retrata minha experiência com a Septoplastia. E aí gostou, foi esclarecedor, então não deixe de seguir o Deniezio Gomes e até a próxima postagem.
Atualização 09/09/2016.